sexta-feira, 27 de julho de 2012

Greve complica porto de Paranaguá (PR), e fila passa de 120 navios


  • Navios atracados no porto de Paranaguá, no Paraná, onde há congestionamento
    Navios atracados no porto de Paranaguá, no Paraná, onde há congestionamento
Mais de 120 navios enfrentam fila para atracar no porto de Paranaguá (PR) (o segundo maior do país, depois de Santos, e o primeiro em exportação de grãos). O congestionamento tem entre suas causas a greve da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Os funcionários da Anvisa estão numa greve nacional junto com servidores de outras agências reguladoras, como Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A greve começou na segunda-feira da semana passada (16).

Os agentes da Anvisa que trabalham nos portos são responsáveis por emitir um certificado que permite entrada e saída de pessoas a bordo dos navios e o abastecimento das embarcações. Essas operações são essenciais para a carga e a descarga das embarcações. Eles haviam suspendido a concessão desse documento

Na segunda-feira (23), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, decidiu que a emissão do certificado é serviço essencial e deve ser mantida pelo escritório da Anvisa em Paranaguá (PR).

"A Anvisa deve assegurar, ainda que de forma precária, a execução dos serviços de fiscalização que lhe compete, para que promova a liberação, em tempo hábil, dos navios, conforme o cronograma de atracação, procedendo ao exame dos documentos e, se necessário, a imediata inspeção sanitária dos navios que assim o exigirem", diz trecho da decisão.

A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) informou que, além do Paraná, sindicatos de três estados obtiveram decisões judiciais similares: Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em pelo menos cinco – Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e São Paulo – a Justiça já foi acionada. A greve atinge também portos no Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Greve não é única causa das filas, diz administração de Paranaguá

Segundo a administração do porto de Paranaguá, a greve não é a única razão do congestionamento de navios. Também são responsáveis o alto volume de cargas e as chuvas registradas em 22 dos últimos 40 dias. A chuva impede operações com fertilizantes e soja porque são produtos que não podem se molhar.

De acordo com a Anvisa, os servidores do órgão estão prestando os serviços essenciais, com pelo menos 30% do quadro de pessoal em todos os portos do país. Cargas de produtos perecíveis, medicamentos e artigos hospitalares estão sendo liberados.

"Essa nossa paralisação é a maior da história das agências reguladoras", afirmou à Agência Brasil o diretor de Comunicação do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Ricardo Holanda. "Mesmo com essas decisões judiciais, os certificados serão emitidos, mas com demora. A economia brasileira está sendo afetada pela intransigência do governo."

De acordo com o Sinagências Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação), o percentual de adesão dos servidores à paralisação estaria entre 55% e 65% do total de servidores das 11 agências representadas pelo sindicato. Na Anvisa, a adesão chegaria a 70%. Entre as agências que mais aderiram à greve estariam a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre as reivindicações dos grevistas, está a criação de uma carreira única para todos os quadros de servidores das agências e reposição salarial de 25%, referente a perdas inflacionárias que, segundo o sindicato, foram acumuladas desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário