segunda-feira, 17 de junho de 2013

LOGÍSTICA E ESTATÍSTICA: ANDANDO DE MÃOS DADAS

A importância da estatística, na relação com a logística é de total importância, visto que uma não convive sem a outra. Para que se gerencie com desempenho um centro logístico, é necessário que tudo seja feito estatisticamente. Mercadorias, regiões, habitantes, custos, compensação financeira, compradores, vendedores, e como distribuir funções e mercadorias diversas, sem prejuízo de ninguém.
Em todos os setores de vendas, desde sabonetes, dentifrícios, peças, carros, etc, em todos os níveis há de se fazer presente a matemática exata, para que não haja prejuízos, ou no mínimo, evitá-los, conseguindo assim, desempenhar com êxito: tempo, horários, provendo em tempo hábil a execução de determinados serviços, como exemplo, usar da estatística, a quilometragem, distância a ser percorrida, número de clientes, região etc, para que, se monte uma planilha de custos e benefícios para se obter o lucro final de determinada empresa produtora de qualquer tipo de produção.
Pode-se observar também que com o uso da estatística, é possível observar se compensa montar algum tipo de negócio, como empresas, fábricas, lojas etc, em determinada região. Como exemplo, se resolvem montar uma fábrica de radiadores, é necessário analisar estatisticamente se o negócio é rentável, se o local é favorável, se há clientes para esse tipo de produto, quem são seus concorrentes e quais são as suas distâncias. E além desses fatores, há também todo esquema logístico de entregas, sempre aliado com a estatística.
Enfim, é a estatística que configura um bom gerenciamento logístico, haja visto que ela nos dá as informações necessárias para que tudo ocorra de acordo com o processo combinado.

Um comentário:

  1. A logística é essencial pra determinar a viabilidade de um negocio. Quando se pretende começar um negocio e para que se tornar viável é necessário fazer um estudo sobre logística do local, fazendo estudos através de números estatístico, assim poderá facilitar a encontrar o local adequado e diminuir o riscos desse empreendimento não dar certo. No Brasil quando começa um negocio não se faz nenhum levantamento estatístico e as empresas tem uma vida útil muito curta, abrindo falência devido a este fator, diferentes das empresas que permanecem no mercado.

    ResponderExcluir