quinta-feira, 23 de maio de 2013

As principais áreas de atuação e atribuições da Logística


A área de Logística anda em contínua expansão, pois possui vários segmentos nas áreas de atuação e possui atribuições específicas para cada uma, como:
  • Transporte aéreo: Responsável por transportar passageiros aos seus destinos e movimentações de cargas;
  • Transporte ferroviário: São transportadas diariamente, várias toneladas de diversos materiais ligados às construções e/ou reformas de estações;
  • Distribuição: Neste caso, primeiramente é calculada a distância, percurso e combustível (se houver frota disponível) gastos no processo, se o item será viável ou não no transporte ao local de entrega, podendo ser alimento, matéria-prima, objetos frágeis entre outros;
  • Armazenagem e estoque: Muitos centros de logística movimentam materiais em geral aonde são armazenados dentro do almoxarifado, gerando estoque e são repassados conforme aos pedidos feitos por clientes;
Para cada tipo, uma demanda no qual irá gerar carga horária de quando foi pedido, aonde e quando será entregue. É muito importante o profissional de logística responsável tomar cuidado com todos os fatores possíveis antes da expedição para não gerar custos de cargas paradas, evitar caminhos longos na entrega por questões de combustível e segurança e também ter controle sobre o tempo com produtos perecíveis.
Se for para entregar para fora do estado, uma medida bem utilizada para isso e que não gera custos ao profissional, é de enviar através dos correios. Outras empresas terceirizam ao contratar alguma outra responsável de que faça a distribuição no seu lugar, deste jeito, qualquer problema que tiver é uma preocupação a menos e uma cobrança será por parte da mesma.
Mas nem só de transporte vive a Logística, pois é um setor que possui grande responsabilidade nas tomadas de decisões como cuidar do planejamento de controle de produção, fórmulas e manipulações de remédios, infraestrutura e ser a favor da sustentabilidade ao usar recursos naturais. 
Neste caso é necessário fazer o planejamento para usufruir o máximo possível no serviço e evitar qualquer desperdício que possa gerar atraso, falta de movimentação de estoque, erros na produção e demais falhas que possam comprometer a empresa, para que tudo dê certo, o tempo e a previsão de quando o serviço estará concluído são de suma importância.
Um exemplo de Logística em constante evolução é o de telefonia, pois existe planos fixos e móveis, secretária eletrônica e serviços de acesso à internet. No caso de telefonia móvel, diversos modelos de telefones celulares estão disponíveis a venda com seus recursos e todos atuais já vêm com secretária eletrônica via mensagem SMS, acesso a internet via Wi-Fi e 3G, agenda, aplicativos, entre outros. Nesse exemplo, o planejamento de seus produtos, como e aonde serão distribuídos e o que cada modelo tem a oferecer aos consumidores somados com a organização de trabalho forma a Logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário