quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Setor de logística oferece oportunidades a jovens


O mercado de trabalho para engenheiros se torna, a cada dia, mais abrangente. No setor de engenharia de produção e logística não é diferente. Estudantes que optarem pela profissão terão um leque enorme de possibilidades no mercado. "Toda empresa precisa ter logística, seja ela de qual ramo for. É preciso fazer com que o item produzido chegue ao seu destino de forma segura", avalia Eduardo Linzmayer, professorespecialista em engenharia de produção do Instituto Mauá de Tecnologia, durante palestra no Sesi do bairro Santa Terezinha, em Santo André, para alunos do Ensino Médio. O evento faz parte da Rodada de Palestras sobre profissões do setor de gás e petróleo. A iniciativa é realizada pelo DGABC Pesquisas e patrocinada pela Petrobras. O Diário, o Sesi e o Instituto Mauá apoiam a iniciativa.

Para o diretor do Sesi, Sergio Moretti, essa iniciativa é uma oportunidade de os estudantes terem esclarecimento quanto ao mercado de trabalho e direcioná-los na escolha pela carreira. "É algo esclarecedor. Estamos mostrando áreas de atuação em expansão."
O profissional pode atuar em três áreas: movimentação dos produtos, armazenagem ou na distribuição. "Tanto nas indústrias quanto no comércio. Dentro do setor industrial podemos atuar na área química, petroquímica, civil, eletrétrica, automobilística, alimentícia, e por aí vai", afirma Linzmayer.
Esse engenheiro precisa, basicamente, oferecer condições e preparar projetos que baixem os custos e o tempo para transportar os produtos. "Até que o bem produzido chegue a seu destino, ele é de responsabilidade da empresa. Por isso, encontramos muitos desafios, já que utilizamos meios de transporte como estradas, ferrovias, aeroportos. Há também a preocupação com a questão ambiental", destaca.
É possível atuar também na logística interna, que consiste em transportar o produto dentro da fábrica. "É como nasmontadoras. Os funcionários ficam parados e os maquinários é que transportam as peças dos carros de um lado para outro. O engenheiro precisa administrar todo esse processo", afirma Linzmayer.
Segundo ele, 20% do que as empresas faturam é destinado ao setor de logística. "Somos um País que tem tudo para avançar nessa área", inclusive no setor de exportação, destaca Linzmayer.
Um recém-formado pode ganhar R$ 3.500. "Após três anos, a remuneração dobra. Há seis anos no mercado, esse profissional tem condições de receber R$ 10 mil, em média", descreve o professor.
Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5995271/setor-de-logistica-oferece-oportunidades-a-jovens.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário