quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Capital sedia seminário e feira sobre logística


Somente em 2011, o setor aquaviário brasileiro movimentou 886 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior. Até 2030, de acordo com a Secretaria dos Portos (SEP), a meta é atingir a movimentação de cerca de 2,27 bilhões de toneladas e o transporte de mais de 5 milhões de passageiros. A estimativa, conforme o titular da SEP, Leônidas Cristino, leva em consideração a movimentação comprovada pelo Plano Nacional de Logística Portuária.
Para o cumprimento desta meta, os portos do Nordeste terão uma importante contribuição, uma vez que possuem uma localização geográfica privilegiada em relação aos mercados europeu e norte-americano. Além disso, esses portos possuem um potencial significativo para o desenvolvimento do País.

Por esses fatores, a Região foi escolhida para sediar VII Seminário SEP de Logística e a IV Feira de Tendências de Logística do Norte e Nordeste, que ocorrerão em Fortaleza entre os dias 21 e 23 deste mês. O evento debaterá, dentre outros temas, a importância e a necessidade de integração entre os diversos meios de transportes no País.

Programação

O evento é composto por palestras, apresentações, debates e uma feira com stands de alguns dos maiores representantes do setor, além dos Portos Delegados e Companhias Docas com exposição de produtos, equipamentos e serviços e terá a presença do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino em sua programação.

Para a mesa de abertura, a SEP contará com a presença dos Ministérios relacionados com a logística do País, a exemplo do Ministério dos Transportes e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A iniciativa privada também terá espaço para apresentar seus maiores projetos. A VII edição do seminário conta ainda com a participação dos representantes dos portos de Rotherdam, Marc Evertse e da Zeal de Valparaíso, no Chile, Gonzalo Davagnino.

No dia 23, último dia do evento, os presentes poderão assistir a duas grandes palestras: Ciro Gomes e Gustavo Loyola. No mesmo dia, no período da tarde, serão todos convidados a conhecer o andamento da obra do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza e o funcionamento do projeto Porto Sem Papel, realizados pela Secretaria de Portos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (ADJ)

Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário