sexta-feira, 27 de julho de 2012

Log-In lança nova rota de cabotagem no Pará e no Maranhão


Impulsionada pelo crescimento econômico das regiões Norte e Nordeste nos últimos anos, a Log-In Logística Intermodal - líder em investimentos na navegação de cabotagem no Brasil - anuncia uma nova rota de navegação. A partir de agosto, a rota “Costa Norte” ligará o Pará e Maranhão aos principais portos do Brasil e Mercosul. A empresa será a única brasileira a operar em cabotagem nestes estados, transportando produtos das áreas de Alimentos e Bebidas, Higiene e Limpeza, Siderurgia, Linha Branca e Eletroeletrônicos, além de alumínio e material de construção. Com frequência quinzenal, o novo serviço será feito pelo navio Log-In Pantanal, que tem capacidade para transportar até 1.700 TEUs. Além de Itaqui (MA) e de Vila do Conde (PA), o Costa do Norte passará também pelos portos de Suape (PE) e Fortaleza (CE).

Segundo o IBGE, na área de Alimentos & Bebidas, 50% do que é produzido na Região Sul é exportado para o Nordeste, enquanto o percentual aumenta para 60% quando se trata da produção oriunda do Sudeste do país. Já a região Norte fica com 20% das exportações do Sul e do Sudeste brasileiro neste setor. No segmento de Higiene e Limpeza, o Nordeste absorve 40% das exportações da região Sul e 30% do Sudeste. Já os estados do Norte do país são responsáveis pela compra de 25% dos produtos da região Sudeste. Tratando-se da área de Eletroeletrônicos, 80% da produção do Sul do Brasil e 50% da região Sudeste é direcionada a região Nordeste. 

Cenário - A Log-In tem investimentos previstos de R$259,1 milhões para o ano de 2012. Atualmente, a empresa opera com capacidade nominal de 11.400 TEUS através de cinco navios, cobrindo 80% do PIB nacional e integrando as principais regiões do Brasil ao Mercosul. “Acreditamos no potencial da cabotagem para alavancar a competitividade da indústria brasileira com o equilíbrio da matriz de transportes”, afirma Vital Jorge Lopes, Presidente da Log-In.

Para o segundo semestre, os planos da Log-In são elevar sua capacidade nominal para 15.600 TEUS através de dois navios adicionais e de alterações pontuais do perfil da frota existente. Um deles, o Log-In Tambaqui, já está em fase adiantada de construção, no estaleiro Eisa, na Ilha do Governador (RJ). Este é o terceiro navio de uma encomenda de sete que a Log-In tem com o Eisa, sendo cinco do tipo porta-contêiner, dos quais dois já estão em operação, e dois graneleiros, cridos para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte para viagens consecutivas entre o Porto Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. A operação irá movimentar 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período.

Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao Eisa estão incluídas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O investimento total é superior a R$ 1 bilhão, utilizando recursos do FMM – Fundo da Marinha Mercante ­ – por meio de repasse do BNDES. Até 2013, a Log-In lançará ao mar um novo navio a cada seis meses. O projeto com a Alunorte faz parte da estratégia da Log-In em desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo.

Log-In - Primeira empresa no Brasil a oferecer soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, a Log-In Logística Intermodal oferece soluções de logística no transporte intermodal no Brasil e no Mercosul, trazendo para o mercado a sua expertise em planejamento, gerenciamento e operação de cargas conteinerizadas. A empresa administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), além de oferecer serviços logísticos com base na navegação costeira. Possui também terminais terrestres intermodais para movimentação e armazenagem de cargas, complementando seus serviços com transporte rodoviário de curta distância, além de oferecer serviços de planejamento e gestão logística para outras companhias.

Mais de 1.500 empresas fazem parte da carteira de clientes da Log-In, entre elas, grandes representantes das indústrias de Alimentos, Bebidas, Siderurgia, Química, Têxtil, Higiene & Limpeza, Automobilismo e Eletroeletrônica. Para atendê-los, a companhia conta com cerca de 1.100 empregados, distribuídos por 16 unidades no Brasil, uma em Buenos Aires, na Argentina, e outra em Montevidéu, no Uruguai.

A Log-In atua em mercados que estão em crescimento no Brasil, focando suas atividades na movimentação e transporte de contêineres. A opção pelo transporte intermodal com base marítima e ferroviária de contêineres não beneficia somente os clientes, mas também reduz custos logísticos e as emissões de gás carbônico.

História - A Log-In encerrou sua operação de abertura de capital em 25 de junho de 2007. Hoje, a Vale detém 31,3% da companhia e o restante do capital está pulverizado no mercado. Mais de 27 mil investidores pessoas físicas e clubes de investimento adquiriram ações da empresa na abertura de capital, um recorde no mercado brasileiro de ações.

A origem da Log-In remonta a 1962, quando foi criada a Docenave, uma subsidiária da CVRD com atuação no transporte marítimo de granéis sólidos de longo curso e apoio portuário. Em 1998, a Vale firmou contrato de arrendamento para a exploração do Terminal de Vila Velha, e, em 1999, foi iniciada a operação de navegação costeira.

Em 2001, a Log-In abriu sua operação de transporte ferroviário para a movimentação de cargas conteinerizadas de seus clientes e, em 2002, após uma reestruturação interna na CVRD, foi criada na área de Logística uma equipe dedicada integralmente à prestação de serviços integrados de transporte marítimo e ferroviário de contêineres para terceiros. A Log-In foi criada para consolidar, em uma nova empresa, todas as equipes e operações voltadas para o planejamento, gerenciamento e operação de cargas conteinerizadas. Esta operação foi concluída com a abertura de capital da empresa.


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