segunda-feira, 28 de maio de 2012

Longen apresenta projeto de logística ao secretário nacional de transporte


O presidente da Fiems reuniu-se com Marcelo Perrupato durante a Expo-MS Industrial 2012

Durante reunião nesta sexta-feira (25/05) na Expo-MS Industrial 2012, realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou ao secretário nacional de política de transporte do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, o Projeto Centro-Oeste Competitivo, lançado na feira da indústria e que consiste na elaboração do planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de cargas dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Groso, Goiás e Distrito Federal.

Na oportunidade, Sérgio Longen explicou a Marcelo Perrupato que a Fiems, com apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), contratou a empresa Macrologística para a elaboração do Projeto. “A intenção é que, até 2013, já tenhamos mapeado em todo o País as oportunidades de parcerias público-privadas (PPPs) na questão de logística de transporte. Hoje, temos diversos gargalos nesse ponto e que podem ser minimizados e até solucionados com as PPPs”, pontuou.

Já o secretário nacional de política de transporte do Ministério dos Transportes declarou que o Projeto Centro-Oeste Competitivo encomendado pela Fiems será analisado pela sua equipe e dentro de 60 dias deve retornar a Mato Grosso do Sul para apresentar o resultado. “No entanto, já foi possível perceber que uma boa parte dos investimentos sugeridos faz parte da carteira do PNLT (Plano Nacional de Logística e Transporte), que, por sua vez, já orientou o PPA (Plano Plurianual de Investimentos)”, acrescentou, ressaltando que, desde que foi instituído, o PNLT obteve o apoio das Federações das Indústrias.

Crescimento

Marcelo Perrupato reforça que vem acompanhando o desenvolvimento de todas as regiões brasileiras e ficou muito claro que o Centro-Oeste está crescendo fortemente em termos de produção, exigindo uma reestruturação de toda a logística de transporte do País para gerar alternativa de escoamento pelo o Norte, que é muito mais próximo dos Estados Unidos e dos países europeus, que são os grandes consumidores da nossa produção. 

“Além disso, por meio do Canal do Panamá, também poderemos chegar ao mercado asiático, que tem sido o grande propulsor da alta demanda que o Brasil está experimentando, principalmente, na soja e mineração. Ou seja, parte do crescimento econômico do Brasil está justificada pelo enorme esforço de crescimento que essa região está apresentando. Lamentavelmente, não temos uma infraestrutura logística capaz de aumentar a competitividade da produção dessa região”, analisou o secretário.

O Plano

O administrador de empresas e biólogo Olivier Roger Sylvain Girard, da Macrologística, explica que um dos pontos mais importantes que permeiam o Projeto Centro-Oeste Competitivo é identificar e selecionar os sistemas de logística de menor custo, de forma a transformar a região mais competitiva. “O estudo é minucioso, são dados e informações de diversas origens para avaliarmos os portos, rodovias e ferrovias”, informou, acrescentando que o mesmo estudo já foi feito ou está em elaboração nas demais regiões do País.

O diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, ressalta que um dos problemas da indústria é a falta de competitividade na área de logística. “Esta iniciativa é a forma de mostrarmos a nossa preocupação em impulsionarmos a competitividade na indústria do Estado. Agora é o momento de melhorarmos de forma substancial esta situação”, pontuou.

O deputado federal Edson Giroto pontua que o Brasil hoje depende do planejamento para poder direcionar os seus investimentos. “Quando estava no Estado, criamos esse projeto de logística de transporte e o presidente da Fiems obteve recursos junto à CNI para desenvolver esse estudo no Centro-Oeste. Essa iniciativa é muito importante para o nosso desenvolvimento”, garantiu.

FONTE: PANTANAL NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário