quinta-feira, 31 de maio de 2012

Logística – Um Caminho Produtivo


A logística se mostra presente na maioria das atividades cotidianas de qualquer empresa, nosso objetivo é abordar sua importância no auxílio da gestão de custos.

A logística é um conceito que teve início durante guerras na antiguidade onde militares precisavam administrar o deslocamento de tropas e mantimentos.
Atualmente tem recebido grande destaque em células produtivas, pois se aplica na melhoria de métodos em busca da eficiência e maximização da produção, como lembram Ferraz Neto e Kuehne Júnior, pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenem e entrega de produtos. Ou seja, se apresentam nas principais atividades de produção.
Logística
A logística é um conjunto de atividades que visam administrar os materiais da empresa, segundo BALLOU (1993), tal atividade concentra-se em dispor o material certo, no local de operação certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa, sendo economicamente eficaz.
Os materiais utilizados na indústria para realização das atividades produtivas devem ser geridos de modo que possam eliminar os desperdícios que afetam o custo unitário do produto.
Se o custo unitário de venda aumenta, ocasionado pela má administração de materiais, podemos verificar uma queda do poder de mercado, sendo que se perde público para os concorrentes pelo aumento dos preços. Se o custo unitário de produção aumenta e o preço continua o mesmo, poderíamos observar uma queda nos lucros da empresa, uma vez que a venda do produto deve cobrir os custos produtivos. A demanda se manteria estável apenas se o aumento do preço de venda estivesse agregado à diferenciação do produto, o que justificaria os lucros extraordinários.
"A logística diz respeito à criação de valor – valor para clientes e fornecedores de empresa e valor para os acionistas de empresa." (BALLOU, 1993, p.25).
As empresas são criadas para maximizar o retorno dos investidores, por isso busca pelo custo mínimo, quanto menor o custo, maior o lucro e maior torna-se o retorno sob o investimento.
Em busca do custo mínimo, é importante considerar também os custos com o armazenamento de materiais, adotando assim, sistemas como o Kanban para indicar as necessidades no fluxo de produção. Diminuindo o acúmulo de materiais e perdas por vencimento ou obsolescência.
Os Kanban e os sistemas Kanban realmente têm uma grande importância: estabelecem o número de Kanban para regular o fluxo de itens globais, mantêm o estoque a um mínimo e proporcionam controle visual, a fim de executar essas funções com precisão. (SHINGO,1996, p. 223).
O fluxo de produção deve ser coerente com as necessidades das fábricas. Prover o material certo, no momento certo, evitando imprevistos que geram gastos maiores.
A logística tornou-se uma estratégia com grande potencial para aumentar o poder competitivo quando empresas concorrentes são pouco distintas entre si, segundo DORNIER (2000), a concorrência incentiva as companhias a alterar suas cadeias logísticas de suprimentos de forma contínua, sendo que a gestão logística pode ser o meio de diferenciação para uma empresa em particular.
Assim, é possível afirmar a importância da capacidade de fornecer um produto para um cliente no momento em que a necessidade de consumo for estabelecida. Se uma empresa não possui os meios de fornecer o produto solicitado pela demanda, ela irá perder mercado para sua concorrente. A busca pela eficiência produtiva com o auxílio de conceitos logísticos consegue alinhar as decisões administrativas e aplica-las no chão de fábrica, podendo assim alcançar a eficiência produtiva e capacidade de expandir mercados.

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