terça-feira, 22 de maio de 2012

Cabotagem estimula setor de congelados


Transporte aquaviário é rentável para o setor -
O modal aquaviário tem sido uma alternativa rentável para o setor de congelados e refrigerados
O setor de produtos congelados e refrigerados no Brasil está potencializando a sua distribuição ao utilizar a cabotagem para o transporte de cargas. A iniciativa traz mais segurança, agilidade logística, redução nos custos e na emissão de poluentes, pontualidade e aumento na competitividade do segmento.
O modal aquaviário tem sido uma alternativa rentável para o setor de congelados e refrigerados. Uma das vantagens é o valor por quilômetro rodado, até 50% inferior quando comparado ao transporte rodoviário, para distâncias acima de 1000 quilômetros.
Também há economia na manutenção, já que na cabotagem esses custos são bem menores do que no transporte rodoviário, devido às atuais condições das estradas brasileiras. Além disso, a integridade da carga no destino final reduz significativamente a avaria dos produtos.
De acordo com Roberto Rodrigues, Presidente/CEO da Mercosul Line, empresa especializada no transporte de cargas em contêineres, “outros fatores como o aumento no consumo em função da busca por produtos mais saudáveis pode contribuir para alavancar o mercado”.
Em 2011, a empresa movimentou, no setor de congelados e refrigerados, 12.000 TEUS de carga reefer. A expectativa da Mercosul Line é ter um crescimento de 20% em 2012, na operação envolvendo outros setores e quando comparado ao ano anterior. A companhia atua nos portos de Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Itapoá (SC), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Pecém (CE), Rio Grande (RS), Santos (SP), Suape (PE), além de Montevideo e Buenos Aires.
FONTE: WEBTRANSPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário