terça-feira, 13 de março de 2012

FROTA DO GRUPO ID LOGISTICS TEM PRIMEIRO CAMINHÃO HÍBRIDO NA FRANÇA


A ID Logistics  já circula com o primeiro caminhão híbrido para o abastecimento das lojas do Carrefour da região de Paca (sigla formada pelas iniciais dos departamentos de Provence-Alpes-Côted’Azur), na França. O Objetivo é a redução das emissões de gases poluentes e também dos decibéis resultantes do barulho do motor.

Pesando 26 toneladas, o caminhão foi fabricado pela Renault e está circulando desde 30 de janeiro. Inicialmente, foi usado na plataforma de  Salon de Provence para abastecer as lojas do Carrefour do Sudeste no transporte de produtos alimentícios frescos.

O caminhão trabalha com dois tipos de motores, térmico e elétrico, que funcionam independentes. O motor elétrico é usado para dar a partida e andar os primeiros 15/20km. O térmico entra em ação a partir dos 20km. As baterias elétricas se carregam a cada frenagem ou desacelaração do veículo.

A utilização do caminhão híbrido atua em duas frentes. Espera-se que haja uma redução de 20% na emissão de gases poluentes como o CO2, NOx, HC, CO e PM e de ruídos, diminuindo de 88 para 74 decibéis, usando como comparativo um caminhão padrão.

A novidade permite também uma redução dos custos operacionais, pois utiliza 20% menos combustível. Seus custos de manutenção também são menores do que um caminhão normal.

O desempenho do veículo será avaliado em parceria com a ADEME (Agência do Meio Ambiente e Gestão de Energia da França). A Iniciativa poderá ser estendida para a entrega urbana de outros produtos. Através desta parceria com o Carrefour, “A ID Logistics amplia seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e energia alternativa”, diz Jean – Vincent Pons, diretor de Logística de Transportes da ID.

O Grupo Id Logistics trabalha há vários anos para reduzir o impacto das suas atividades no embarque de caminhões. Para limitar as emissões de escape e consumo de combustível, o grupo adotou normas para a administração da frota, treina seus pilotos em eco produção e otimiza o carregamento de veículos, garantindo o mínimo de viagens.

Capacidade para apoiar os projetos mais inovadores

A ID Logistics realiza todos os anos mais de 430.000 entregas (transporte dedicado, sob temperatura controlada ) para grandes clientes da indústria e de varejo (Heinneken, Carrefour). O grupo conta com uma frota de 289 veículos. Todos se beneficiam de um ambiente tecnologicamente avançado, WMS, interligado a TMS, para a melhor coordenação entre transporte e logística, web portal para a transmissão de informações em tempo real para todos os envolvidos. Isto permite adaptar os meios de fluxo de transporte, otimizar custos e antecipar as necessidades.

Sobre a ID Logistics
REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE SERVIÇOS NA CADEIA LOGÍSTICA
Maior filial do Grupo ID Logistics no Mundo, sendo a segunda em faturamento depois da matriz Francesa, a filial brasileira corresponde a 15% das atividades logísticas, 17% dos metros quadrados administrados em galpões e 15% ao faturamento do grupo. O Brasil serve como apoio técnico para a filial Argentina, bem como base para o desenvolvimento de outras filiais na América Latina.

A operação brasileira é também a que mais cresce, numa taxa média superior a 25% nos últimos quatro anos. A ID Logistics Brasil tem como visão a médio e longo prazo se tornar referência em inovação de serviços na cadeia logística em todo o País.
 
Por Word Brasil Comunicação Integrada
 
Link(s) Relacionado(s): www.id-logistics.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário