quarta-feira, 14 de março de 2012

Copersucar inaugura terminal em SP


Companhia pretende aumentar sua produtividade
Copersucar irá investir R$ 2 bilhões em logística até 2015A Copersucar, comercializadora de açúcar e etanol integrada à produção, inaugurou nesta segunda-feira, 12, o seu novo Terminal Multimodal, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Com a obra, a empresa espera ter maior produtividade na movimentação de açúcar, além de benefícios ambientais e sociais. O projeto é parte dos R$ 2 bilhões que a companhia promete investir em logística até 2015.
“A implantação desses projetos de infraestrutura e logística é mais um passo da Copersucar para fortalecer sua liderança no setor sucroenergético. Essa operação vem aumentar a nossa competitividade e agregar valor aos resultados”, afirma Luís Roberto Pogetti, presidente do conselho da companhia.
O terminal viabiliza o aumento da capacidade de recepção e expedição de açúcar, assim como de armazenagem, além de dar maior velocidade nas operações. Peça importante do novo centro é a “Pêra Ferroviária”, necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala da produção, ampliando a capacidade de movimentação de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano até o Porto de Santos.
A obra permite, também, que a Copersucar aumente a utilização de ferrovia, a partir do terminal multimodal. A expectativa, com isso, é a redução de 42 mil viagens de caminhões por ano, no trecho Ribeirão Preto-Santos, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa, além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.
“O modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel, e a meta da Copersucar é fazê-lo chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos, até 2015. A entrada em operação do novo terminal integra a estratégia logística da Copersucar e representa uma ação concreta de sustentabilidade, pois economicamente nos permite a redução de custos nos processos, traz o benefício ambiental do uso intensivo da malha ferroviária e, além disso, contribui socialmente para a diminuição dos riscos de acidentes nas estradas paulistas, retirando um grande volume de caminhões de circulação”, diz Paulo Roberto de Souza, presidente da companhia.
O Terminal Multimodal tem capacidade de receber a produção das usinas da região durante toda a safra e está preparado para operar 24 horas por dia. O complexo ganhou um novo armazém e teve a sua capacidade estática ampliada, podendo receber até 70 mil toneladas de açúcar.

Fonte: Webtranspo

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