segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EPL prevê sucesso em leilões de rodovias e ferrovias, apesar de atraso


Apesar dos sucessivos adiamentos do cronograma de leilões de rodovias e ferrovias, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, afirmou nesta segunda-feira (5) que não existem mais pendências nos projetos e que a previsão agora é que todos os editais sejam publicados até o final do ano.

Figueiredo descartou também a possibilidade de a falta de interesse dos investidores ser uma ameaça à realização dos leilões.

"Eu acho que vai ser um sucesso. Eu não percebo a falta de interesse, pelo contrário", afirmou o presidente da EPL, em entrevista, após participar do Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontece em São Paulo.

Segundo ele, as discussões com o mercado e os ajustes com relação a taxa de retorno dos projetos já foram "pacificados" de forma a garantir a atratividade das concessões. "Não tem nenhuma briga com o mercado. Agora é finalizar os estudos técnicos, passar no TCU, publicar os editais e testar o mercado", disse.

Ele lembrou que o primeiro edital de concessão de rodovia foi publicado no dia 1° de agosto e que já está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) a análise do edital do primeiro trecho de ferrovia a ser licitado,  que vai ligar Açailândia, no Maranhão, a Barcarena, no Pará.

"Ferrovia é um projeto novo para nós e o TCU", ressalvou. "Este primeiro é o piloto em que a gente faz a discussão do conceito do edital. Assim que o TCU liberar a gente publica o edital. Depois disso, os outros são linha de produção, é em série", explicou.

Em entrevista ao G1, em maio, o presidente das EPL afirmou que o governo trabalhava com o cronograma de realizar ainda neste ano os leilões dos 9 trechos de rodovias e 12 trechos ferroviários previstos no pacote de investimentos em logística lançado em agosto do ano passado. Agora, a previsão, é que isso ocorra até fevereiro de 2014.

"Não está faltando nada, está saindo agora", disse Figueiredo, negando a existência de entraves. "Tem um longo debate que eu não acho que é atraso. Estamos investindo na qualidade do que vai ser feito mais para a frente", disse. "Estamos falando de construir 10 mil km de ferrovias, o que passa por um processo de debate profundo", acrescentou.

Durante apresentação do programa de concessões em infraestrutura no congresso, Figueiredo reconheceu a dificuldade do governo em cumprir os cronogramas e melhorar a eficiência de execução dos projetos, mas afirmou que o país vinha de um período de cerca de 30 anos sem investimentos expressivos em ferrovias, rodovias e portos.

"Cronograma atrasado é sempre ruim, mas a notícia boa é que agora a gente tem cronograma", disse o presidente da EPL.

A EPL estima que para zerar o déficit brasileiro em infraestrutura e logística é preciso elevar o patamar de investimento anual no setor de R$ 42 bilhões para R$ 117 bilhões até 2017.

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