segunda-feira, 20 de maio de 2013

Empresários esperam investimentos em infraestrutura e logística em MS


O governo federal vem adotando medidas para impulsionar o setor industrial no país, como a redução dos custos da energia elétrica e a diminuição na carga de impostos sobre os funcionários. Veja na reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira como os empresários emMato Grosso do Sul estão percebendo esses incentivos na prática.
A taxa de 20% paga ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através do desconto na folha de pagamento, foi substituída por um percentual que varia de 1 a 2% sobre o faturamento das empresas. O reflexo disso é uma redução de até 10% nos encargos previdenciários.
A energia elétrica consumida pelas empresas também continua sendo, de acordo com representantes do setor, um dos principais entraves. No início deste ano, os empresários perceberam uma redução mensal de até 27% nos custos. Outra medida de incentivo ao setor, concedida pelo governo estadual, é a prorrogação por mais 15 anos dos benefícios fiscais concedidos às indústrias do estado. Isso inclui algumas exigências, como ampliação das atividades e planos de sustentabilidade ambiental.
Segundo o diretor corporativo da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Jaime Verruck, além dos incentivos que já foram colocados em prática pelo governo, os empresários esperam novas medidas. "A longo prazo, precisamos focar em infraestrutura, melhorando rodovias, portos e logística, de forma que se reduza o custo das exportações", diz.
O Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado subiu de R$ 9,8 bilhões em 2011 para R$ 10,3 bilhões em 2012, um aumento de 5,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário