terça-feira, 28 de agosto de 2012

BRASIL INSTALARÁ O PRIMEIRO TERMINAL PETROLEIRO FLUTANTE DO MUNDO


A gigante nacional do petróleo, Petrobras, instalará o primeiro terminal flutuante do mundo, capaz de abastecer diretamente do alto-mar os barcos que transportam petróleo a partir de 2014, informou a empresa nesta terça-feira.
"Nossa solução logística inédita, a Unidade Offshore de Transferência e Armazenamento (UOTA), permitirá armazenar o petróleo em alto-mar e transferi-lo a navios de exportação", afirmou a Petrobras.
Até agora, o petróleo era levado desde as plataformas offshore até a costa, onde os navios mercantes vêm reabastecer-se.
"A nova tecnologia garantirá a economia de custos, ao reduzir a distância percorrida pelos navios de transporte de hidrocarbonetos", disse o comunicado.
A unidade, instalada a 90 km da costa do Rio de Janeiro, entrará em serviço em junho de 2014.
A UOTA estará situada em um navio estacionado na proximidade das plataformas de extração, que é capaz de armazenar 2 milhões de barris de petróleo, um volume equivalente à produção diária do Brasil.
Um sistema de condutores submarinos e de válvulas transportará o petróleo da plataforma até o barco de armazenamento.
A fabricação desta unidade é estimada em 318 milhões de dólares, sem contar os custos de fretar o navio, que é construído na China pela companhia indiana Tanker Pacific.

Nenhum comentário:

Postar um comentário