terça-feira, 13 de março de 2012

Governo dá isenção fiscal à indústria


Corte desonera folha de pagamento do setor
Governo corta taxa de 20% sobre ganhos dos trabalhadores.Para incentivar o setor industrial brasileiro, o Governo Federal desonerará a sua folha de pagamento. O corte será feito por meio da isenção da taxa de recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que  é de 20% sobre o ganho do trabalhador.
A medida foi adotada depois do desempenho pífio da indústria nacional, que, no ano passado, registrou um crescimento de apenas 1,6%, bem abaixo do resultado modesto do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) de 2,7%. Somado a isso, em janeiro, a produção industrial recuou 2,1%.
Este corte no recolhimento do Governo deve ser compensado com a cobrança de uma alíquota sobre o faturamento, no entanto, este valor ainda está sendo analisado. Com a iniciativa, Guido Mantega, ministro da Fazenda, prevê a elevação do nível de competitividade com os importados.
De acordo com o político, outros setores que não foram incluídos no Plano Brasil Maior ainda podem receber a isenção. O ministro afirmou também que está conversando com empresários e os convidando para o debate de qual alíquota substituirá o pagamento do INSS.
Um dos fatores determinantes para este arrefecimento da indústria, para Mantega, foi a crise mundial, iniciada em 2008, que a  concorrência “muitas vezes desleal. Todo o mundo está desesperado para exportar e o Brasil, como vai indo bem, tem um mercado forte e [por isto] é mais visado”, destacou.
O Governo também sinalizou que as medidas para incentivar a produção industrial não devem parar por aí, segundo o ministro, algumas ações complementares já estão sendo estudadas para que seja evitado o desequilíbrio cambial. No entanto, foi descartada a hipótese da taxa de rendimento da caderneta de poupança ser alterada. Na quarta-feira, 7, já havia sido anunciado um corte de 0,75 ponto percentual na Selic que passou a ser de 9,75% ao ano.

Fonte: Webtranspo

Nenhum comentário:

Postar um comentário