segunda-feira, 19 de março de 2012

Brado Logística começa a transportar soja em contêineres



A operação é nova no Brasil e muda os padrões de transporte de commodities, além de oferecer uma economia de 15% para o embarcador
A Brado Logística traz mais um diferencial para o mercado logístico ferroviário com o início do transporte de soja em contêineres, operação inovadora no Brasil. A Companhia firmou parceria com empresas marítimas e terminais no interior do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul para viabilizar o escoamento do grão até os principais portos do País. A operação, que começou na última semana de fevereiro, será realizada de Cambé (PR) até o porto de Paranaguá, em parceria com o cliente ADM, um dos maiores tradings do mundo. A previsão é que sejam transportados 550 contêineres, valor expressivo por se tratar de carga conteinerizada.
“Estamos otimistas com este projeto pioneiro e também pelo tamanho do mercado que ele está nos abrindo. Entrar na área de commodities agrícolas é muito importante para diversificar os negócios”, explica o gerente comercial intermodal da Brado Logística, Carlos Pelc. 
O objetivo da Companhia é atender o mercado de varejo, que demanda de menores lotes ao contrário do atacadista que opera com grandes quantidades de grãos, tradicionalmente exportados em vagões graneleiros e descarregados em navios com capacidade para 50 mil toneladas. A vantagem de transportar commodities em contêineres está na segregação e rastreabilidade da mercadoria, além da qualidade e eliminação de perdas. A Brado almeja responder, inicialmente, por 1% deste setor, que equivale 15 mil contêineres por ano, quantia significativa considerando que a soja é um dos principais commodities exportados no Brasil e também por se tratar de transporte em contêineres. 
A Brado vai utilizar as Unidades de Alto Taquari (MT), Cambé (PR) e Cruz Alta (RS) para coordenar as operações e os contêineres serão estufados em terminais especializados em grãos. As atividades mudam os paradigmas do transporte de commodities, oferecendo custo/benefício com até 15% de economia para o embarcador. 
SOBRE A BRADO LOGÍSTICA: 
A Brado atua no mercado de contêineres no Brasil e Mercosul, utilizando o diferencial do transporte ferroviário para escoamento das cargas, que atendem o grande, médio e pequeno embarcador, com logística e infraestrutura integrada. A Companhia oferece capacidade, competitividade nos custos e qualidade de serviço, além de operações de transporte intermodal rodoferroviário, armazenagem de cargas reefer e dry, distribuição, frota própria, terminais de contêineres, Redex, Vigiagro e habilitações para os mercados internacionais.
A Brado opera em 20 Terminais Intermodais Rodoferroviários, 5 Armazéns Frigorificados e 4 Secos, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mercosul (Zárate, Buenos Aires e Palmira), além de possuir um EADI em Bauru.

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