quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Logistica WMS


O que é WMS - Warehouse Management System. 
O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos dentro de um armazém ou CD, sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação. Isto se tornou possível devido ao surgimento de novas tecnologias de informação tanto em hardware (computadores, dispositivos,periféricos de entrada e saída, e meios de armazenagem de dados) quanto em software (sistemas e programas aplicativos) é um dos muitos módulos disponíveis dos atuais sistemas de informações gerenciais. 
As empresas buscam maximizar a acuracidade dos estoques e diminuir erros de previsão e quantidades. 
2 ) Conceito: WMS 
O WMS é um sistema de gestão de armazéns, que otimiza todas as 
atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de 
informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem,carregamento, expedição, emissão de documentos, controle de inventário.
O WMS surgiu da necessidade de se melhorar os fluxos de informação e de materiais dentro de um depósito, armazém ou CD, tendo como resultados principais a redução de custos, a melhoria na operação e o aumento do nível do serviço prestado aos clientes. A otimização proporcionada pelo WMS permite que haja uma melhora na precisão das informações de estoque, na velocidade e qualidade das operações do CD e na produtividade do pessoal e equipamentos. Isto se tornou possível devido ao surgimento de novas tecnologias de informação tanto em hardware (computadores, dispositivos periféricos de entrada e saída, e meios de armazenagem de dados), quanto em software (sistemas e programas aplicativos). 
A qualidade das informações de estoque pode provocar sérios problemas de 
atendimento ao cliente, já que erros, para mais ou para menos, causam excessos e/ou faltas de estoque. 
A tendência de compras em menores lotes e com maior freqüência fez com que aumentasse a necessidade de eficiência nas operações de separação de pedidos de clientes (picking list) e a utilização de equipamentos de movimentação automatizados e coletores de dados. Isto tornou-se imprescindível para que as transações de estoque fossem realizadas velozmente e com alto grau de certeza, evitando-se os erros de expedição. Lotes menores, maior freqüência dos pedidos e a necessidade de menores prazos de entrega causam aumento de custos logísticos que obrigam os responsáveis pelos armazéns e CDs a buscarem soluções de processos que aumentem a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito. 
O WMS, através do seu gerenciamento de tarefas e da sua capacidade em trabalhar com equipamentos de movimentação automatizados, propicia grande redução de custos com pessoal, já que pode reduzir a necessidade de equipamentos para uma mesma quantidade 
de movimentações, caso estas fossem feitas através de sistemas tradicionais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário