terça-feira, 9 de outubro de 2012

Navegabilidade do Rio Capibaribe pode sair do papel ainda em 2012


Uma alternativa para desafogar o trânsito no Recife pode estar nos rios Capibaribe e Beberibe. A proposta do governo do estado é criar um sistema de transporte de passageiros que funcione integrado por terra e água. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, nesta terça-feira (9), uma audiência pública para discutir o projeto de navegabilidade pelos rios da capital pernambucana. A expectativa é de que, após a emissão da licença ambiental em dezembro deste ano, as obras já possam começar.

Para tirar o projeto do papel, o governo está realizando estudos para mostrar a viabilidade do novo modelo de transporte. A audiência desta terça cumpre a legislação ao apresentar à população o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), que vai permitir a implantação da ideia. “Esse projeto é o resgate da vocação hidroviária do Recife. Historicamente, temos a utilização do rio como hidrovia, no transporte de carga e passageiros. Hoje, com a iniciativa do governo, temos esse resgate para usar a hidrovia como transporte urbano”, comentou Hélio Gurgel, diretor-presidente da CPRH.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em mobilidade urbana Maurício Andrade, antes de colocar as embarcações para transportar passageiros dentro do Rio Capibaribe, é necessário fazer a dragagem e um projeto de recuperação das margens. “O projeto desse porte vai levar em conta questões como tamanho de pontes, variações da maré, profundidade do canal, que terá que ser dragado, para que haja uma operação segura. Qualquer atividade sobre o meio ambiente gera risco, mas são minimizados com estudos. As embarcações terão velocidade entre 12 e 15 km, então o risco de choque que provoque derramamento de óleo é reduzido”, argumentou o professor.


Com a conclusão do projeto, os recifenses poderão se locomover de alguns bairros para o centro sem precisar utilizar ruas e avenidas. “O transporte através do rio vai trazer uma alternativa à circulação, provavelmente reduzindo a quantidade de veículos privados e os congestionamentos”, previu o professor Maurício Andrade. A ideia é integrar as estações de transbordo com áreas de metrô, terminais de ônibus e bicicletários, permitindo uma melhor circulação nas áreas de grande densidade do Recife.

A audiência pública acontece às 14h30, no Auditório Padre Lebret, localizado na Rua Gervásio Pires, 399 - 1º andar, no bairro da Boa Vista. Com a realização da audiência, a CPRH pode dar início ao processo de licença ambiental e, assim, iniciar as obras.

Projeto
O transporte pelos rios vai funcionar em três áreas diferentes: a parte Oeste vai ligar a BR-101, no trecho que fica no bairro da Iputinga, ao bairro de Santo Antônio, no centro do Recife. O trecho Norte vai possibilitar o tráfego pelo Rio Beberibe, desde o bairro de Santo Antônio até a Escola de Aprendizes Marinheiros, que fica no início da cidade de Olinda. A área Sul tem início no Canal do Jordão e vai ligar o bairro de Boa Viagem ao centro do Recife, passando pela Imbiribeira.

De acordo com Hélio Gurgel, o projeto deve contar com oito estações de embarque e desembarque. Onze embarcações terão capacidade de transportar até 80 passageiros, realizando várias viagens por dia.

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