Receita bruta consolidada aumenta 23% no quarto trimestre, para R$857,0 milhões, e geração operacional de caixa alcança R$274,1 milhões, 14,1% maior que no ano anterior
Em 2011, a ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL3), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, registrou mais um ano positivo nos seus resultados, atingindo uma receita de R$3,7 bilhões, geração operacional de caixa de R$1,5 bilhão e lucro liquido de R$245 milhões.
“O ano foi marcado por importantes realizações que reforçaram os fundamentos de longo prazo do nosso negócio Ferroviário e pela consolidação da nossa estratégia de criar novos negócios a partir da nossa infraestrutura ferroviária,” afirma Paulo Basílio, presidente da ALL.
No 4° trimestre, a receita bruta consolidada atingiu R$ 857,0 milhões, 22,5% maior que em 2010, enquanto a geração operacional de caixa aumentou 14,1%, para R$ 274,1 milhões.
ALL - Operações Ferroviárias
O volume transportado pela ALL cresceu 7,7% em 2011, chegando a 46,480 bilhões de TKU. A geração operacional de caixa cresceu 9,6%, de R$ 1,3 bilhão em 2010 para R$ 1,425 bilhão em 2011. No 4º trimestre, o volume da ALL Operações Ferroviárias cresceu 7,6% e a receita bruta atingiu R$ 724,9 milhões, 10,5% maior que em 2010, enquanto a geração operacional de caixa aumentou 10,9%, para R$ 258,3 milhões.
No Brasil, o volume cresceu 8,2% em 2011, com um bom desempenho operacional e forte ganho na produtividade dos nossos ativos. O volume aumentou 10,4% no segmento agrícola, com destaque para o crescimento no transporte de açúcar e de soja, ambos crescendo 27% em um mercado de exportação estável. No segmento industrial, o volume cresceu 2,5%, com aumento de 4,9% nos fluxos intermodais.
Brado Logística
Subsiária da ALL, a Brado Logística visa desenvolver serviços de logística intermodal de contêineres, concentrando-se em serviços de transporte ferroviário, armazenagem, operação de terminais e retro áreas portuárias, movimentação de contêineres e outros serviços de logística.
No quarto trimestre a Brado registrou uma geração operacional de caixa de R$ 9 milhões, o que representa um aumento de 28,9%, quando comparado ao mesmo período de 2010. Desde abril, quando a empresa foi criada, a Brado acumula um crescimento na geração de caixa de 44,0%, atingindo R$ 29,9 milhões.
Adicionalmente, o plano de investimento da Brado está de acordo com o cronograma, com o recebimento integral da frota de 145 vagões spinning e duas locomotivas.
Ritmo Logística
A Ritmo, subsidiária da ALL para o transporte rodoviário de cargas, foi formada a partir da fusão das operações rodoviárias da ALL e da Ouro Verde. A empresa opera no segmento de soluções dedicadas de transporte e pretende ampliar sua participação no segmento de serviços de ponta rodoviária no entorno da ferrovia. No quarto trimestre, a geração operacional de caixa da Ritmo cresceu 3,3%, para R$ 6,7 milhões. Desde julho, quando a empresa foi criada, a geração operacional de caixa somou R$14,4 milhões.
Perspectivas 2012
Em 2012 a ALL pretende investir R$ 650 milhões para viabilizar seu crescimento em seu negócio ferroviário e cerca de R$ 150 milhões para finalizar as obras do Projeto Rondonópolis.
“Continuaremos crescendo volume em nosso negócio ferroviário em 2012 por meio de ganhos de produtividade dos nossos ativos. Além disso, a expectativa é chegar em Rondonópolis até o fim do ano, encerrando assim a construção da nova ferrovia, que deverá custar R$700 milhões no total”, explica o presidente da ALL, Paulo Basílio.
Sobre a ALL
A América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de serviços de logística da América Latina. A companhia oferece uma grande variedade de serviços, incluindo transporte ferroviário e rodoviário nacional e internacional, distribuição, armazenamento, transporte customizado de contêiner, e transporte de minério de ferro, aliado à uma distribuição fracionada e transporte intermodal porta a porta.
A ALL Holding é composta por quarto negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, Brado Logística, Ritmo Logística e Vetria Mineração. A ALL Operações Ferroviárias é composta por 6 concessões ferroviárias no Brasil e na Argentina, totalizando 21.300 km de malha ferroviária, 1.095 locomotivas, 31.650 vagões, através dos quais a empresa transporta commodities agrícolas e produtos industriais. A malha ferroviária da ALL abrange uma área responsável por aproximadamente 65% do PIB do Mercosul, onde estão localizados sete dos portos mais ativos do Brasil e da Argentina, por meio dos quais aproximadamente 78% de todas as exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente.
A Brado Logística opera seis complexos de logística e cinco terminais intermodais e pretende desenvolver a logística intermodal de contêineres, focada em transporte ferroviário, estocagem, operação de terminais e retro áreas portuárias, movimentação de contêineres e outros serviços de logística. A Ritmo Logística é uma provedora de serviços rodoviários que opera 700 veículos com foco em serviços rodoviários dedicados e serviços rodoviários intermodais. Já a Vetria Mineração é uma empresa que apresenta solução logística mina-ferrovia-porto para o minério de ferro de Corumbá a Santos.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, a ALL vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
Desde a privatização da malha, a ALL investiu mais de R$ 7 bilhões. Além desses recursos, a empresa está investindo cerca de R$ 700 milhões no Projeto Expansão Malha Norte, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária. Em outubro a ALL comemorou a chegada dos trilhos em Itiquira (MT), confirmando a previsão de que a etapa final que prevê a chegada em Rondonópolis seja inaugurada em 2012.
Fonte: Paranashop
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