A escala em Zarate será semanal e em dias fixos (aos sábados). O navio Aliança Maracanã, com capacidade para 1.500 TEUs, atracará no próximo dia 3 de março. Ao todo, a operação em Zarate contará com 4 navios.
De acordo com Gustavo Costa, gerente de Cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística, uma análise do mercado mostrou um grande potencial de crescimento nos volumes atuais de Zarate, além de vários clientes que já haviam solicitado a inclusão desta escala.
“A partir do Aliança Maracanã, iniciamos o atendimento às demandas dos clientes e a desenvolver o mercado do Mercosul com origem e destino em Zarate”, explica.
Segundo o executivo, os portos de maior movimentação de/para Zarate são Santos e Sepetiba. A partir deles, o transit time tem duração de 6 dias e 7,4 dias, respectivamente. A rotação completa englobará os portos de Zarate, Buenos Aires, Rio Grande, Itapoá, Itaguaí/Sepetiba, Vitória, Salvador e Suape.
“A exportação de Zarate é predominantemente do agronegócio (sementes e grãos) e insumos (resinas). Para lá, enviamos mais produtos e insumos voltados ao setor industrial que está localizado na área de influência do porto”, comenta.
Conforme Costa, Zarate é o segundo maior porto da Argentina e uma excelente opção para o agronegócio do país, pois se evita o trânsito congestionado em Buenos Aires. “É um complexo portuário moderno e possui um plano de investimento que garantirá sua ampliação e aumento da capacidade operacional”, finaliza.
FONTE: Netmarinha
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