terça-feira, 12 de junho de 2012

Semana Internacional de Logística


Uberlândia foi selecionada para receber a Semana Internacional de Logística, que proporciona o encontro de conhecimento científico com a realidade e as novidades do setor e acontecerá nos dias 13, 14 e 15 deste mês. O evento é composto pelo Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco), a Movimenta – Feira Internacional de Logística e o 2º Encontro das Faculdades de Gestão e Negócios (EnFagen).
O Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco) foi criado em 1993. As edições acontecem, em rodízio, nos países integrantes do Mercosul. Neste ano, pela primeira vez, será realizado em uma cidade do interior e contará com a presença de representantes de grandes corporações como a Algar, a Vale, os Correios e o Martins. A programação inclui painéis e palestras de grandes nomes.
A Movimenta 2012 – Feira Internacional de Logística tem como principal objetivo gerar negócios e promover a troca de experiência entre os profissionais do setor. A expectativa da comissão organizadora é atrair cerca de 5 mil visitantes por dia entre empresários, investidores e profissionais da área de logística que buscam realizar negócios, conhecer novas tecnologias, trocar experiências e aprimorar conhecimentos.
A feira também traz os últimos lançamentos e novidades em produtos e serviços voltados para o setor, com expositores como Rio Preto Petróleo, Baterias Moura, Policard, Randon e Mercedes-Benz. Contará ainda com a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae-MG, abrindo espaço para pequenos fornecedores mineiros negociarem com grandes empresas compradoras nacionais.
O último componente da Semana é o 2º Encontro das Faculdades de Gestão e Negócios (EnFagen), evento para debate científico, divulgação de pesquisas e integração entre a graduação e pós-graduação dos cursos de Gestão e Negócios, facilitando a discussão de ideias, disseminação de experiências e informações sobre os campos de conhecimento em gestão.
Neste ano, foram inscritos mais de 240 trabalhos acadêmicos, de pessoas de vários estados brasileiros e de outros países, como o Paraguai, o Uruguai, a Colômbia e a Espanha. O evento marca Uberlândia como a Capital Nacional da Logística. Como reconhecimento, será colocado um monumento em local a ser definido.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Porto de Paranaguá readequa normas para recebimento de fertilizantes


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está readequando as normas do segmento de fertilizantes com propósito de assegurar total clareza e transparência às operações portuárias. Para isso, estão ocorrendo audiências com os operadores do setor, Sindicato da Indústria de Fertilizantes, representantes das secretarias da Agricultura e Infraestrutura e Logística, Federação da Agricultura e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, entre outras autoridades.

“Nosso objetivo é ouvir a sociedade, em especial todas as empresas envolvidas no segmento de fertilizantes, de forma a garantir o interesse público e principalmente a isonomia na prestação dos serviços portuários”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Segundo ele, é preciso oferecer condições de igualdade para todos os operadores. “Somente assim vamos garantir a competitividade nos Portos e atender o compromisso de reduzir os custos finais de insumos e fertilizantes ao segmento agrícola”.

A iniciativa de promover a revisão das normas relativas ao segmento de fertilizantes se deu após a constatação de desconformidades no sistema, como a falta de clareza nos procedimentos de uso das instalações públicas; preferências de atracação para determinadas empresas em detrimento de todas as demais; índices de produtividade questionáveis; e principalmente a utilização de instalações pública com isenção de tarifas.

“O Porto de Paranaguá é público e nos cabe zelar pela igualdade de condições a todos os agentes que queiram utilizar as nossas instalações. Ou seja, garantir a isonomia e igualdade de condições a todos”, afirma Dividino.

AUDITORIA
Além da readequação das normas, a Appa iniciou uma auditoria completa nos registros da obra do terminal de fertilizantes, inoperante desde a sua construção, em 2009. Estão sendo feitos levantamentos quanto às operações do segmento nos últimos anos em Paranaguá.
Na sequência, serão feitas auditorias documental e jurídica em todos os processos de licenciamento e autorizações no segmento de fertilizantes desde 2010, quando as não conformidades foram detectadas.
Segundo o superintendente dos portos, serão abertos todos os registros, regulamentos de atracação e de uso das instalações portuárias. “Vamos permitir a todos os usuários dos Portos do Paraná conhecer como se estabelecem as operações e quanto devem pagar”, afirma Dividino.