Uberlândia foi selecionada para receber a Semana Internacional de Logística, que proporciona o encontro de conhecimento científico com a realidade e as novidades do setor e acontecerá nos dias 13, 14 e 15 deste mês. O evento é composto pelo Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco), a Movimenta – Feira Internacional de Logística e o 2º Encontro das Faculdades de Gestão e Negócios (EnFagen).
O Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco) foi criado em 1993. As edições acontecem, em rodízio, nos países integrantes do Mercosul. Neste ano, pela primeira vez, será realizado em uma cidade do interior e contará com a presença de representantes de grandes corporações como a Algar, a Vale, os Correios e o Martins. A programação inclui painéis e palestras de grandes nomes.
A Movimenta 2012 – Feira Internacional de Logística tem como principal objetivo gerar negócios e promover a troca de experiência entre os profissionais do setor. A expectativa da comissão organizadora é atrair cerca de 5 mil visitantes por dia entre empresários, investidores e profissionais da área de logística que buscam realizar negócios, conhecer novas tecnologias, trocar experiências e aprimorar conhecimentos.
A feira também traz os últimos lançamentos e novidades em produtos e serviços voltados para o setor, com expositores como Rio Preto Petróleo, Baterias Moura, Policard, Randon e Mercedes-Benz. Contará ainda com a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae-MG, abrindo espaço para pequenos fornecedores mineiros negociarem com grandes empresas compradoras nacionais.
O último componente da Semana é o 2º Encontro das Faculdades de Gestão e Negócios (EnFagen), evento para debate científico, divulgação de pesquisas e integração entre a graduação e pós-graduação dos cursos de Gestão e Negócios, facilitando a discussão de ideias, disseminação de experiências e informações sobre os campos de conhecimento em gestão.
Neste ano, foram inscritos mais de 240 trabalhos acadêmicos, de pessoas de vários estados brasileiros e de outros países, como o Paraguai, o Uruguai, a Colômbia e a Espanha. O evento marca Uberlândia como a Capital Nacional da Logística. Como reconhecimento, será colocado um monumento em local a ser definido.