O
presente artigo busca apresentar uma visão macro da Logística Empresarial. Nas
últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem
para o nível estratégico da empresa. Na base do moderno conceito de Logística
integrada está o entendimento de que a Logística deve ser vista como um
instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por
meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade deredução
de custos.
A
logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e
a transferência de informações, porém para a que seja gerenciada de forma
integrada, a logística deve ser trabalhada como um sistema, ou seja, um
conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o
objetivo de atingir um objetivo comum. A tentativa
de
otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de
todo o sistema. Ao contrário, leva a sub-otimização. Tal princípio é
normalmente conhecido como trade-off, ou seja, o princípio das compensações, ou
perdas e ganhos.
Desta forma, pretende-se apresentar as principais
implicações da logística, citações das práticas logísticas existentes, bem como
a descrição de formas e meios de aplicar princípios logísticos, proporcionando
uma base conceitual para integração da logística como competência central na
estratégia empresarial.
A
logística teve sua interpretação inicial ligada a estratégia militar, quase
equivalente a filosofia de guerra, quando estava relacionada a movimentação e
coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários.
Desta
forma, o sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer,
transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no
local certo e na hora certa.
Este sistema operacional permitia que as campanhas
militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos
combates.Atualmente temos o conceito expandido, aplicado a gestão empresarial,
conforme autores abaixo:
Segundo Ballou (1998), a logística empresarial
estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos
serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento,
organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem
que visam facilitar o fluxo de produtos.
Para Pires (1998), a logística engloba o processo
de planejamento, implementação e controle da eficiência, custos efetivos de
fluxos e estoque de matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e
informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a
finalidade de atender aos requisitos do cliente.
Novaes (2003) comenta que a Logística moderna
procura coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores
da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para
satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais.
A Logística empresarial nasceu da importância da
redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em
atendimento das necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam
iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente
e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar.
Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada
vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a
expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrentar as realidades
desse novo desafio.
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Conforme Bowersox (2001), é de competência da
logística a coordenação de áreas funcionais da empresa, desde a avaliação de um
projeto de rede, englobando localização das instalações(inclusive estrutura
interna, quantidade ), sistema de informação, transporte, estoque, armazenagem,
manuseio de materiais até se atingir um processo de criação de valor para o
cliente.
A partir da definição dos objetivos é definido como
serão gerenciadas as ações de planejamento, organização e controle. Um
planejamento bem feito, terá como resultado organização e controles mais
eficazes. O planejamento logístico leva em conta decisões de localização das
instalações, decisões de transportes, decisões de.estoques. Esta trilogia está
intimamente ligada entre si e qualquer alteração em uma delas influi fortemente
na outra.
As instalações devem ser localizadas onde possam
maximizar o lucro da empresa, atendendo seus clientes eficazmente. Em uma
economia globalizada, não existe limite para onde as instalações podem estar
localizadas. Existem técnicas que podem ser utilizadas para melhor determinar a
localização das instalações.
A decisão de transporte, sem dúvida é uma das
principais funções logísticas, além de representar a maior parte dos custos
logísticos na maioria das organizações, desempenhando também importante serviço
ao cliente. A sua definição está basicamente ligada às dimensões de tempo e
utilidade do lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido
utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do
prazo ideal.
Mesmo com o avanço atual da tecnologia, da troca de
informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que
seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na hora, no lugar
certo, ao menor custo possível. Poderão ser adotadas diversas estratégias de
transporte: entrega direta, milk run, consolidação, cross-docking, OTM
(operação de transporte multimodal), intermodal, janela de entrega, observando
ainda a melhor matriz de transporte (rodoviário, ferroviário, aquaviário,
dutoviário, aeroviário, dutos), e sua adequação aos objetivos propostos em cada
etapa do processo de transporte.
SISTEMAS LOGÍSTICOS
As pressões competitivas do ambiente de negócios
forçaram as empresas a olharem para toda cadeia de suprimentos de forma
integrada. Não é mais suficiente otimizar a função de manufatura sem ligá-la a
função de distribuição, ou vice-versa. Os consumidores são mais informados,
mais demandantes e menos fiéis. Os conceitos de modularização e postergação são
à base de um modelo de rede logística em quatro categorias: flexível, rígido,
modularizada e postergada.
Cada um destes projetos de redes logísticas pode
ter uma orientação diferente orientada por fatores tais como o ambiente
competitivo, as capacidades de manufatura existentes e os objetivos estratégicos.
A complexidade da manufatura e as necessidades de marketing são a base de um
modelo que aborda os possíveis focos de uma rede logística; as opções incluem o
foco no mercado, foco na família de produtos ou foco no processo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Um sistema de informação bem feito é o fator
crítico de sucesso para um sistema logístico. Ele nos permite toda a visão do
processo logístico da empresa, desde estoques, emissão de notas fiscais,
entregas de mercadorias. As informações nos permitem fazer previsões e dar
respostas aos consumidores em tempo real.
O
sistema de informação é uma peça critica do canal logístico total,
desempenhando um conjunto de funções vitais, incluindo:
-
Ajuda as empresas a otimizarem seus ciclos de fluxos de materiais, uma vez que
haveria gerenciamento de todos os processamentos requeridos para a circulação
eficaz de produtos dentro das restrições definidas pelos níveis de serviços e
custos;
-
Otimiza a utilização dos recursos físicos, colocando todos em seus lugares ao
longo da cadeia logística;
-
Constrói o banco de dados necessário e coloca à disposição ferramentas de
suporte à decisões para alocar recursos e usá-los com a máxima eficiência;
- Fornece
um meio de monitorar o desempenho operacional;
-
Permite o retorno de informações úteis para o controle de desempenho
operacional e para os indicadores logísticos.
-
Fornece informações valiosas de suporte à decisão para que os gerentes dirijam
a cadeia de suprimentos global.
Em suma, o propósito de um sistema de informação
logística é coletar, manter e manipular os dados dentro da empresa para tomada
de decisões, abrangendo desde o nível estratégico até o operacional.
FONTE: TECHOJE
AUTORA DO ARTIGO: Elenilce
Lopes Coelis